sábado, 22 de fevereiro de 2014


FÃ DO SISTEMA CARDÍACO



 



O que eu sou fascinada é pela anatomia do coração, a passagem de sangue pelo coração, a passagem pelos pulmões que expulsam para todo o corpo oxigenando todos os órgãos e tecidos e posteriormente retornando ao coração, é uma viagem...., dai me questiono, QUEM INVENTOU ISSO?? PQP!
            O coração (músculo) poderia ser comparado com uma bomba propulsora que trabalha através da contração de suas fibras musculares estriadas cardíacas.

            O sistema circulatório pode ser dividido em duas partes: pequena circulação e grande circulação, sendo a primeira a que leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração e grande circulação a que é feito do coração até todos os tecidos do corpo humano através da artéria aorta.
            A definição de artéria e de veia está relacionada à saída do coração (artéria) ou chegada ao coração (veia), e não ao fato de haver sangue com oxigênio ou sangue com gás carbônico em seu interior.

            Internamente o coração é dividido em quatro câmaras que são: dois átrios e dois ventrículos. É nos átrios que o sangue chega ao coração seja do pulmão através do átrio esquerdo ou do corpo em geral através do átrio direito. Já nos ventrículos é que o sangue consegue impulso para ir para o pulmão ou para o restante do corpo sendo ejetado respectivamente pelo ventrículo direito e ventrículo esquerdo.

            Lembrar que contração é o mesmo que sístole e que relaxamento são denominado de diástole. O sangue caminha dentro do coração passando através de valvas e estas são em número de quatro: aórtica, pulmonar, e as outras duas são as valvas átrios-ventriculares direita (tricúspide) e esquerda (bicúspide ou mitral).

As duas bombas em paralelo de forma automática, diástole atrial e diástole ventricular, sístole atrial e sístole ventricular, o ciclo é repetido 70 X por minuto, mas pode ser acelerado ou reduzido conforme as exigências do corpo humano.
Esse músculo bate aleatoriamente, não pede permissão, nem autorização, não ficamos dizendo bate agora, não bate, ele bate e pronto..., os sons cardíacos ou bulhas são manifestações acústicas geradas pelo impacto do sangue em diversas estruturas cardíacas e nos grandes vasos.

Apenas um resumo da complexidade deste órgão.
 
FREYA...02/2014




 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário